
Foto: Reprodução/ Youtube
O papa Leão XIV recebeu neste domingo (18) o anel do Pescador e o pálio de lã de cordeiro, durante missa celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano. Os símbolos marcam o início oficial do seu pontificado, o primeiro de um papa norte-americano na história da Igreja Católica.
A celebração reuniu cerca de 250 mil pessoas, entre fiéis e autoridades internacionais. Estiveram presentes o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito papa no início de maio, após a morte de Francisco. O conclave que definiu sua escolha durou menos de 26 horas. Antes da missa, Leão XIV percorreu a praça em um papamóvel, saudando e abençoando os fiéis.
O pontífice também visitou a Basílica de São Pedro, onde fez uma oração silenciosa diante do túmulo do primeiro papa da Igreja Católica. Em seguida, no altar montado na praça, recebeu os símbolos do pontificado: o pálio, que representa seu papel de pastor, e o anel do Pescador, feito em ouro, em referência a São Pedro.
Tradicionalmente, o anel é destruído pelo cardeal camerlengo após a morte de um papa, simbolizando o fim do pontificado. Até 1842, o objeto era usado para selar documentos oficiais assinados pelo pontífice.
Por Bahia Notícias