Sebastião Salgado, renomado como um dos fotógrafos mais importantes da história, faleceu aos 81 anos. A notícia foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não-governamental criada por ele.

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, amplamente reconhecido como um dos mais importantes da história, faleceu aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não-governamental fundada por ele, em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (23).

O Instituto Terra ressaltou a importância de Salgado não apenas como fotógrafo, mas também como um defensor da restauração ambiental. "Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, ele semeou esperança onde havia devastação, e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora", afirmou o comunicado.

Salgado era conhecido por seu trabalho humanitário e ambiental, tendo retratado questões sociais e de preservação ao redor do mundo, com destaque para projetos como "Êxodos" e "Gênesis", que capturaram a beleza e os desafios do planeta, além de sua luta pela restauração ambiental no Brasil.

Foto: Divulgação | Instituto Terra

Por: Metro1 no dia 23 de maio de 2025 às 12:20

Atualizado: no dia 23 de maio de 2025 às 12:31